História

Conheça um dos Estegossauros mais antigos já encontrados por paleontólogos

Por TechDoido

05/03/2022

Stegosaurus — aportuguesado como estegossauro ou estegossáurio — é um gênero de dinossauros herbívoros tireóforos.

Um momento histórico

Um dinossauro que ostentava placas semelhantes a espinhas ao longo de suas costas é um dos primeiros estegossauros já descobertos, revelaram pesquisadores de fósseis, e eles dizem que a descoberta pode lançar luz sobre a evolução de alguns dos dinossauros mais famosos que vagaram pela Terra.

Bashanosaurus primitivus

Acredita-se que o estegossauro, batizado de Bashanosaurus primitivus, em homenagem ao antigo nome da região na China em que foi encontrado em 2016 e sua posição na árvore genealógica do estegossauro, tenha vivido cerca de 168 milhões de anos atrás. A descoberta torna o animal um primo primitivo do estegossauro, que viveu cerca de 150 milhões de anos atrás e tinha uma constituição atarracada, cauda pontiaguda e enormes placas em forma de pipa nas costas.

Mistura de características

Susannah Maidment, do Museu de História Natural de Londres e coautora do estudo, disse que o Bashanosaurus teria uma aparência bem diferente. “Ele tem essa mistura bizarra de características que comumente vemos em dinossauros blindados bastante primitivos”, disse ela. “O bashanosaurus não tem essas grandes placas gigantes chamativas e massivas – placas muito, muito finas – que o estegossauro tem, tem placas muito menores e são bem parecidas com espinhas.

“Talvez a armadura do Bashanosaurus fosse realmente mais útil como armadura corporal – poderia tê-la usado para se defender – enquanto a armadura do estegossauro [era]… provavelmente para exibição.”

2,8 metros de comprimento

Descobriu-se que o novo espécime difere de outros estegossauros em várias características, incluindo placas mais grossas que se curvam para fora em sua base. Acredita-se que o Bashanosaurus tenha cerca de 2,8 metros de comprimento – um tamanho relativamente pequeno, embora a equipe observe que não está claro se os fósseis são de um adulto ou juvenil. Maidment disse que, embora muitas vezes possa ser difícil descobrir quando essas criaturas viveram, já que os fósseis não podem ser datados diretamente, a equipe conseguiu determinar a idade do estegossauro, pois minerais vulcânicos foram encontrados acima e abaixo dos restos fossilizados. O resultado foi que Bashanosaurus pode ser datado do Jurássico Médio, e parece ser o estegossauro mais antigo já encontrado na Ásia.

Mistura de características

“A nova descoberta atrasa um pouco a idade [dos estegossauros] e reflete uma época de rápida evolução entre os dinossauros após o evento de extinção em massa do Triássico, há 201 milhões de anos”, disse ele, acrescentando que os primeiros dinossauros blindados surgiram logo após essa crise. , e incluiu o Scelidosaurus do Jurássico Inferior de Lyme Regis – uma criatura que veio antes da subsequente divisão dos dinossauros blindados em anquilossauros e estegossauros.  “Acompanhar as etapas desse processo é importante e o novo fóssil ajuda a preencher uma lacuna”, disse ele.

“Isso nos diz que os grandes estegossauros evoluíram de ancestrais mais velhos e menores com um plano corporal mais generalizado, com placas e espinhos menos vistosos”, disse ele. “Esses estegossauros remontam ao Jurássico Médio, cerca de 170 milhões de anos atrás, e faziam parte de uma onda de diversificação mundial de dinossauros naquela época, à medida que o supercontinente de Pangea estava se separando.”

Espécie nos ajuda a entender mais

Como esta nova espécie de estegossauro pode ser a mais antiga achada no mundo, este é um momento histórico para a humanidade, agora podemos entender um pouco mais dessa história complexa, rica e repleta de curiosidades.