Natureza

Conheça o maior arquipélago fluvial do mundo

Por TechDoido

19/02/2022

Como baixar e usar o aplicativo para Android e iOS

O que é um arquipélago?

Um arquipélago é um conjunto de ilhas ou ilhéus próximos uns dos outros. A palavra vem da designação em italiano para Mar Egeu ("Arcipelago"), que significa "mar chefe", e que por sua vez deriva do grego arkhi (chefe) e pelagos (mar). Mais tarde essa designação foi alterada para se referir às Ilhas Egeias. Hoje em dia usa-se o termo para se referir a qualquer grupo de ilhas relativamente próximas umas das outras ou que de qualquer modo se considerem unidas.

Maior arquipélago fluvial do mundo

Você sabia que o maior arquipélago fluvial do mundo fica no Brasil? Bem no leito do Rio Negro, na Região Norte.  Ele se chama Mariuá e tem 700 ilhas. Mariuá é o maior arquipélago brasileiro, descoberto pela NASA na década de 90, localizado no Rio Negro — no município de Barcelos. É um arquipélago fluvial que tem mais de 140 quilômetros de extensão, 20 quilômetros de largura e possui cerca várias ilhas.

Mariuá

Dono de uma rica fauna e flora, o arquipélago faz parte do Parque Nacional do Jaú, localizado na floresta Amazônica brasileira; do Parque Estadual Serra do Araçá e da Área de Proteção Ambiental. O local é casa dos botos cor-de-rosa e de mais de 700 espécies de peixes comestíveis e ornamentais. Além disso, cerca de 30 comunidades tradicionais vivem na região. O curioso é que, em junho, na época das cheias, muitas ilhas ficam inundadas e os dois arquipélagos mudam de aspecto.

Segundo maior arquipélago fluvial do mundo

Uma outra curiosidade bem legal é saber que o segundo maior arquipélago fluvial do mundo fica no estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Manaus, Iranduba e Novo Airão. Criado em 1981, sua finalidade é preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas bem como suas diversas formações florestais, estimular a produção de conhecimento através da pesquisa científica e promover a valorização da importância do Parque Nacional para conservação através da educação ambiental e turismo sustentável, buscando harmonizar as relações entre as comunidades do entorno e a Unidade com ações de bases sustentáveis.

Anavilhanas

Abrangendo cerca de 400 ilhas, o parque situa-se no rio Negro, próximo ao parque nacional do Jaú. Foi criado originalmente como estação ecológica, através do Decreto Nº 86.061, emitido em 2 de junho de 1981, com uma área de 350 018 ha. A Lei ordinária Nº 11.799, de 29 de outubro de 2008, veio recategorizar a unidade de conservação como parque nacional.[2][4][5] Sua administração cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).