Ao longo dos últimos anos, a tecnologia foi evoluindo à medida que o mundo foi se conectando. Junto a isso, as plataformas digitais também tiveram que se reinventar para continuar conquistando usuários e não se tornarem “ultrapassadas” e “desatualizadas”. Por este motivo, cada empresa busca inovar-se todos os dias para se encaixar nas tendências do mercado, como por exemplo o Google.
Mesmo a maior plataforma de pesquisas do mundo como o Google pode ser afetada com os rápidos avanços tecnológicos que acontecem todos os anos. Foi pensando nisso que a empresa decidiu inovar sua rede de pesquisa, tornando-a mais rápida e eficiente, a fim de atender as necessidades do público.
Tudo começa em 1996 quando Larry Page e Sergey Brin desenvolveram um sistema de identificação virtual de fontes confiáveis, chamado PageRank. A ideia inicial do projeto era criar uma maneira de analisar a qualidade de uma página na Web a fim de oferecer os melhores resultados para o usuário. No mesmo ano, o Google foi enfim registrado como um domínio. Em 1997 a empresa começou a criar seu primeiro doodle: uma alteração temporária do logotipo da marca. Neste caso, a mudança foi um alerta aos seus consumidores de que a equipe ficaria ausente por um tempo devido ao festival Burning Man, em Nevada, EUA.
Em 1998, nasceu um novo método de pesquisas do Google: uma página de resultados contendo dez links. O índice de páginas naquele ano chegou até 60 milhões. Já no início do século XXI, muitas alterações foram feitas: a ferramenta se tornou disponível em mais dez idiomas (sendo esses: sueco, alemão, italiano, francês, portugês, finlandês, espanhol, dinamarquês, norueguês e holandês), a criação do primeiro doodle internacional, e pela primeira vez, o índice do Google alcançou 1 bilhão de URLs. Além disso, também foi lançado o AdWords, uma ferramenta de publicidade que possibilitou que muitas empresas promovessem produtos e serviços através de anúncios que apareceriam junto aos resultados de uma pesquisa.
A plataforma foi se inovando cada vez mais, criando um corretor ortográfico, resultados em imagens, calculadora… Uma das maiores inovações foi o Google Notícias, uma aba que reúne todos os sites que apresentam as notícias mais importantes do momento, e este surgiu devido aos eventos de 11 de Setembro, onde muitas pessoas tentaram encontrar as notícias sobre o caso mas tiveram dificuldades. O Google Shopping, antes conhecido como Google ProductSearch, também foi lançado na década de 2000 e este permite que o usuário pesquise sobre coisas que deseja comprar e seus preços. Também foi feita uma atualização na inteligência artificial do software, e graças a isso, o servidor passou a entender melhor as pesquisas do público e apresentar resultados mais adequados.
Para facilitar as pesquisas por locais, a empresa decidiu criar o Google Maps e incluir o software nos resultados das pesquisas. Também foi nessa época que o Google Livros surgiu pela primeira vez. A partir de 2005 a utilização do Google foi permitida em dispositivos móveis. Já em 2006, é inserido na plataforma o Google Finance, ferramenta que serve para auxiliar os usuários a encontrar resultados sobre informações financeiras. Ainda neste ano, também é lançado o Google Tradutor.
De 2008 até 2011, um recurso inovador foi incorporado ao software: a pesquisa por voz. A partir disso, as pesquisas poderiam ser realizadas em forma de áudio, sem a necessidade de digitações, facilitando e otimizando as buscas. No ano de 2011, foi permitida a busca por imagens, ou seja, ao invés de digitar ou falar, você poderia simplesmente adicionar uma imagem à barra de pesquisas para encontrar resultados semelhantes à foto. Ainda neste ano foram adicionados recursos como pesquisas criptografadas e calculadora gráfica. Já em 2012, a equipe Google decidiu emitir alertas de emergências que ficariam em destaque nas pesquisas, como alerta de tornado ou furacão.
A partir de 2013, a plataforma já era líder em inovação e tecnologia, passando a frente de seus concorrentes e conquistando o grande público. No mesmo ano, foi inserido um recurso que indica quais os horários de pico do dia, ou seja, qual será o nível de movimento de determinado lugar em determinada hora. Em 2016, uma “checagem de fatos” foi incorporada ao software devido às fake news que passaram a tomar conta da internet. Além disso, também foi criado o Google Discover: um feed de novidades que reúne todos dados mais relevantes de cada consumidor oferecendo apenas assuntos que possam lhe interessar.
Um dos primeiros passos para o Metaverso foi a fundação do Recurso de RA, que permite que os usuários possam ver e interagir com objetos e animais 3D. A partir do ano de 2020, devido à pandemia do vírus Covid-19, o Google passou a oferecer mais resultados sobre este tema, mantendo sempre o público informado sobre as alterações da doença. Ainda neste ano, a empresa apostou em um novo método de pesquisa: o canto. Isto porque muitos usuários estavam frustrados por não conseguir encontrar certas músicas já que não lembravam com exatidão a letra ou o ritmo. Pensando nisso, a equipe decidiu implementar esta função que permitiria que as pessoas cantassem o que lembram da canção, e assim a IA da plataforma se encarregaria de encontrá-la.
Todas essas atualizações permitiram que o Google se tornasse uma das maiores empresas do mundo, a principal plataforma de pesquisas do mundo, e a tendência é que haja um constante progresso, visto que a empresa costuma ser muito inovadora e pensar sempre a frente a fim de sempre tentar atender às novas necessidades tecnológicas da sociedade.
*Com informações do Google, Alphabet Inc. e Wikipédia.