A evolução da pesquisa Google

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia foi evoluindo à medida que o mundo foi se conectando. Junto a isso, as plataformas digitais também tiveram que se reinventar para continuar conquistando usuários e não se tornarem “ultrapassadas” e “desatualizadas”. Por este motivo, cada empresa busca inovar-se todos os dias para se encaixar nas tendências do mercado, como por exemplo o Google.
Publicado em Internet dia 29/09/2022 por Alan Corrêa

Ao longo dos últimos anos, a tecnologia foi evoluindo à medida que o mundo foi se conectando. Junto a isso, as plataformas digitais também tiveram que se reinventar para continuar conquistando usuários e não se tornarem “ultrapassadas” e “desatualizadas”. Por este motivo, cada empresa busca inovar-se todos os dias para se encaixar nas tendências do mercado, como por exemplo o Google.

Mesmo a maior plataforma de pesquisas do mundo como o Google pode ser afetada com os rápidos avanços tecnológicos que acontecem todos os anos. Foi pensando nisso que a empresa decidiu inovar sua rede de pesquisa, tornando-a mais rápida e eficiente, a fim de atender as necessidades do público.

História da pesquisa Google: entre 1996 e 2000

Nasce um novo mecanismo de pesquisa, com uma página de resultados contendo dez links azuis. Nosso primeiro índice de páginas da Web contava com 26 milhões de páginas, que chegariam a 60 milhões até o final daquele ano.
Nasce um novo mecanismo de pesquisa, com uma página de resultados contendo dez links azuis. Nosso primeiro índice de páginas da Web contava com 26 milhões de páginas, que chegariam a 60 milhões até o final daquele ano.

Tudo começa em 1996 quando Larry Page e Sergey Brin desenvolveram um sistema de identificação virtual de fontes confiáveis, chamado PageRank. A ideia inicial do projeto era criar uma maneira de analisar a qualidade de uma página na Web a fim de oferecer os melhores resultados para o usuário. No mesmo ano, o Google foi enfim registrado como um domínio. Em 1997 a empresa começou a criar seu primeiro doodle: uma alteração temporária do logotipo da marca. Neste caso, a mudança foi um alerta aos seus consumidores de que a equipe ficaria ausente por um tempo devido ao festival Burning Man, em Nevada, EUA.

Primeiro Google Doodle: antes de ir para o festival Burning Man, no deserto de Nevada, Larry e Sergey incorporam o icônico símbolo do festival ao logotipo do Google para informar às pessoas que a equipe estaria ausente.
Primeiro Google Doodle: antes de ir para o festival Burning Man, no deserto de Nevada, Larry e Sergey incorporam o icônico símbolo do festival ao logotipo do Google para informar às pessoas que a equipe estaria ausente.

Em 1998, nasceu um novo método de pesquisas do Google: uma página de resultados contendo dez links. O índice de páginas naquele ano chegou até 60 milhões. Já no início do século XXI, muitas alterações foram feitas: a ferramenta se tornou disponível em mais dez idiomas (sendo esses: sueco, alemão, italiano, francês, portugês, finlandês, espanhol, dinamarquês, norueguês e holandês), a criação do primeiro doodle internacional, e pela primeira vez, o índice do Google alcançou 1 bilhão de URLs. Além disso, também foi lançado o AdWords, uma ferramenta de publicidade que possibilitou que muitas empresas promovessem produtos e serviços através de anúncios que apareceriam junto aos resultados de uma pesquisa.

Entre os anos 2000 e 2012

Com o aumento das compras on-line, lançamos um mecanismo de pesquisa de compras chamado Froogle (frugal + Google). Seja para comprar um robô aspirador de última geração ou uma cópia do último álbum de sucesso do Eminem, os usuários podem pesquisar produtos vendidos por várias empresas diferentes. Em 2007, esse recurso passa a ser o Google Product Search e atualmente ele é conhecido como Google Shopping.
Com o aumento das compras on-line, lançamos um mecanismo de pesquisa de compras chamado Froogle (frugal + Google). Seja para comprar um robô aspirador de última geração ou uma cópia do último álbum de sucesso do Eminem, os usuários podem pesquisar produtos vendidos por várias empresas diferentes. Em 2007, esse recurso passa a ser o Google Product Search e atualmente ele é conhecido como Google Shopping.

A plataforma foi se inovando cada vez mais, criando um corretor ortográfico, resultados em imagens, calculadora… Uma das maiores inovações foi o Google Notícias, uma aba que reúne todos os sites que apresentam as notícias mais importantes do momento, e este surgiu devido aos eventos de 11 de Setembro, onde muitas pessoas tentaram encontrar as notícias sobre o caso mas tiveram dificuldades. O Google Shopping, antes conhecido como Google ProductSearch, também foi lançado na década de 2000 e este permite que o usuário pesquise sobre coisas que deseja comprar e seus preços. Também foi feita uma atualização na inteligência artificial do software, e graças a isso, o servidor passou a entender melhor as pesquisas do público e apresentar resultados mais adequados.

Para facilitar as pesquisas por locais, a empresa decidiu criar o Google Maps e incluir o software nos resultados das pesquisas. Também foi nessa época que o Google Livros surgiu pela primeira vez. A partir de 2005 a utilização do Google foi permitida em dispositivos móveis. Já em 2006, é inserido na plataforma o Google Finance, ferramenta que serve para auxiliar os usuários a encontrar resultados sobre informações financeiras. Ainda neste ano, também é lançado o Google Tradutor.

De 2008 até 2011, um recurso inovador foi incorporado ao software: a pesquisa por voz. A partir disso, as pesquisas poderiam ser realizadas em forma de áudio, sem a necessidade de digitações, facilitando e otimizando as buscas. No ano de 2011, foi permitida a busca por imagens, ou seja, ao invés de digitar ou falar, você poderia simplesmente adicionar uma imagem à barra de pesquisas para encontrar resultados semelhantes à foto. Ainda neste ano foram adicionados recursos como pesquisas criptografadas e calculadora gráfica. Já em 2012, a equipe Google decidiu emitir alertas de emergências que ficariam em destaque nas pesquisas, como alerta de tornado ou furacão.

Entre os anos de 2013 e 2022

A partir de 2013, a plataforma já era líder em inovação e tecnologia, passando a frente de seus concorrentes e conquistando o grande público. No mesmo ano, foi inserido um recurso que indica quais os horários de pico do dia, ou seja, qual será o nível de movimento de determinado lugar em determinada hora. Em 2016, uma “checagem de fatos” foi incorporada ao software devido às fake news que passaram a tomar conta da internet. Além disso, também foi criado o Google Discover: um feed de novidades que reúne todos dados mais relevantes de cada consumidor oferecendo apenas assuntos que possam lhe interessar.

Um dos primeiros passos para o Metaverso foi a fundação do Recurso de RA, que permite que os usuários possam ver e interagir com objetos e animais 3D. A partir do ano de 2020, devido à pandemia do vírus Covid-19, o Google passou a oferecer mais resultados sobre este tema, mantendo sempre o público informado sobre as alterações da doença. Ainda neste ano, a empresa apostou em um novo método de pesquisa: o canto. Isto porque muitos usuários estavam frustrados por não conseguir encontrar certas músicas já que não lembravam com exatidão a letra ou o ritmo. Pensando nisso, a equipe decidiu implementar esta função que permitiria que as pessoas cantassem o que lembram da canção, e assim a IA da plataforma se encarregaria de encontrá-la.

Todas essas atualizações permitiram que o Google se tornasse uma das maiores empresas do mundo, a principal plataforma de pesquisas do mundo, e a tendência é que haja um constante progresso, visto que a empresa costuma ser muito inovadora e pensar sempre a frente a fim de sempre tentar atender às novas necessidades tecnológicas da sociedade.

*Com informações do Google, Alphabet Inc. e Wikipédia.