China revela ovo de dinossauro fossilizado bem preservado

Quem tem mais idade lembra do “ovo surpresa de dinossauro”, agora os pesquisadores da China deram um novo significado para esse tipo de ovo e o nome é “Baby Yingliang”, um fóssil de bebê dinossauro.

Ciência
Publicado em 21/12/2021 por Alan Corrêa
China revela ovo de dinossauro fossilizado bem preservado

O anúncio foi feito nesta terça-feira (21), cientistas revelaram a descoberta de um embrião de dinossauro perfeitamente preservado, que data ao menos de 66 milhões de anos atrás e que se preparava para sair do ovo

Os estudos realizados mostraram que, dentro do ovo, o bebê está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.

Os dinossauros estão em alta, tem até um bilionário querendo criar um Jurassic Park e com esse fóssil encontrado em Ganzhou, no sul da China, ficamos mais próximos de entender esses animais pré-históricos.

O fóssil foi encontrado em Ganzhou, no sul da China
O fóssil foi encontrado em Ganzhou, no sul da China

Apesar da descoberta de muitos ovos e ninhos de dinossauros nos últimos 100 anos, embriões in ovo articulados são extremamente raros. Na pesquisa foi relatado um embrião oviraptorídeo articulado excepcionalmente preservado dentro de um ovo elongatoolitídeo, da Formação Hekou do Cretáceo Superior do sul da China.

A cabeça fica ventral ao corpo, com os pés de cada lado, e as costas enroladas ao longo da haste romba do ovo, em uma postura anteriormente não reconhecida em um dinossauro não aviário, mas que lembra um embrião de ave moderna em estágio avançado. A comparação com outros embriões oviraptorídeos em estágio avançado sugere que os oviraptorídeos pré-eclodem desenvolveram posturas semelhantes às das aves no final da incubação, que nas aves modernas estão relacionadas a movimentos embrionários coordenados associados à dobra – um comportamento controlado pelo sistema nervoso central, crítico para o sucesso da incubação. Propomos que tal comportamento de pré-eclosão, anteriormente considerado exclusivo para pássaros, pode ter se originado entre terópodes não-aviários, o que pode ser investigado posteriormente com descobertas adicionais de fósseis de embriões.

Agora, os cientistas planejam continuar com seus estudos avançados de imagem para identificar a anatomia interna do embrião.
Agora, os cientistas planejam continuar com seus estudos avançados de imagem para identificar a anatomia interna do embrião.

*Com informações da revista científica iScience, G1 e Uol.

Techdoido

A tecnologia faz parte da nossa vida, e o Techdoido traz as novidades e dicas sobre elas para você neste blog.