Jogador está criando a Terra toda no Minecraft

Quem imaginaria há poucos anos que seria possível recriar a Terra toda dentro de um jogo de videogame? Com certeza é surpreendente onde a tecnologia chegou e como comunidades dos games se unem em projetos colaborativos para atingir objetivos dos mais inusitados possíveis.
Publicado em Games dia 7/11/2022 por Alan Corrêa

Quanto mais tempo se passa, mais vemos coisas que podem parecer impossíveis se tornarem realidade, principalmente quando falamos de Minecraft.

Quem imaginaria há poucos anos que seria possível recriar a Terra toda dentro de um jogo de videogame? Com certeza é surpreendente onde a tecnologia chegou e como comunidades dos games se unem em projetos colaborativos para atingir objetivos dos mais inusitados possíveis.

Um pouco sobre o jogo

Minecraft: Jogador está tentando recriar o planeta Terra dentro do game
Minecraft: Jogador está tentando recriar o planeta Terra dentro do game

Para aqueles que não conhecem, Minecraft é um jogo de videogame, lançado inicialmente para computadores em 2011 e posteriormente para outras plataformas. O jogo tem por objetivo proporcionar ao jogador algumas experiências de acordo com os modos de jogo como o “sobrevivência”, onde o jogador deve explorar o cenário e coletar recursos para a sua sobrevivência, desde alimentos até ferramentas que o ajudem a continuar vivo. Outro modo disponível é o “criativo” onde os jogadores têm livre acesso a todos os recursos para se divertirem da maneira que desejarem dentro do mundo do jogo.

Além disso, no modo sobrevivência e aventura, que se assemelha bastante ao modo sobrevivência com a diferença que as restrições ficam a critério do criador do mapa, os jogadores precisam estar sempre atentos com a barra de saúde, que é inteiramente afetada por suas decisões. Os jogadores podem sofrer danos ao ter fome, enfrentar monstros, cair de alturas elevadas, ou sofrer ataques de animais selvagens. O layout do jogo é composto por gráficos “simples”, com construções em blocos, desde o desenho da terra, grama até casas e rios. Tudo é feito por blocos.

Construir a cópia da Terra?

Um jogador está recriando o planeta Terra em escala de 1:1 em Minecraft. Alguns lugares reais já foram recriados, como o Monte Everest, o Grand Canyon e o Half Dome -- e você pode contribuir com cenários brasileiros.
Um jogador está recriando o planeta Terra em escala de 1:1 em Minecraft. Alguns lugares reais já foram recriados, como o Monte Everest, o Grand Canyon e o Half Dome — e você pode contribuir com cenários brasileiros.

Com todas essas premissas do jogo, o YouTuber PippenFTS teve a surpreendente ideia de recriar a Terra por completo dentro do jogo. Este jogador está recriando o planeta Terra na escala 1:1. Para isso ele está usando alguns “mods” (arquivos que alteram a jogabilidade), como o “Terra 1-1” (pega informações de arquivos de dados geográficos como o Google Maps e as converte em blocos para Minecraft) e o “Cubic Chunks” (que remove o limite de altura de Minecraft).

Apoio mundial

O YouTuber PippenFTS não está sozinho nesta empreitada. Juntamente com ele neste projeto há 14.000 outros jogadores que participam em 4.582 projetos de construção em andamento no mundo todo que, juntos, cobrem cerca de 6.784 quilômetros quadrados. Os trabalhos também ocorrem no Brasil, com uma equipe nacional (com 90 membros) trabalhando em mais de 30 cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Por enquanto, ainda não há uma data prevista para a entrega da “obra”, mas não há como cobrar rapidez e agilidade quando o assunto é recriar um planeta inteiro, não é mesmo?

Toda ajuda é bem vinda

Segundo o site do projeto, a maneira mais fácil para participar é pedir para se juntar a um time já formado ou iniciar um novo. Porém, também é possível trabalhar individualmente, se dedicando a áreas que ainda não começaram a construção, como pequenas aldeias ou cidades. Se você desejar participar do projeto pode visitar o canal do YouTuber que fez um vídeo explicando como participar e ajudar nesse projeto, bem como instalar os mods necessários para a construção.

*Com informações do IGN e Gizmodo.