Em um mundo cada vez mais digital, até o dinheiro ficou virtual com a popularização do Bitcoin, agora até mesmo o banco digital Nubank promete ter sua própria criptomoeda, a Nucoin.
Num primeiro momento a ideia é até meio decepcionante, pois essa nova tentativa de moeda digital própria do Nubank, deverá ser a base para a criação de um programa de recompensas. Ou seja, os clientes que acumularem Nucoins terão benefícios como descontos e outras vantagens, mas com o desenvolvimento do projeto, no futuro, a ideia é que os Nucoins também sejam comercializados no mercado de criptomoedas, como acontece com o bitcoin, por exemplo.
“O Nucoin está em fase de desenvolvimento e os clientes serão parte importante desta criação. Cerca de 2 mil membros da NuCommunity, o canal de diálogo entre clientes e o Nubank, participarão de uma comunidade fechada e exclusiva para pensar nas dinâmicas por trás do Nucoin. A partir de 2023, todos os clientes receberão Nucoins sem custo”, diz uma nota da empresa.
Pode parecer estranho para os especialistas de plantão, mas muita gente ainda confunde o que é o Bitcoin.
Pra quem ainda não sabe, uma criptomoeda ou cibermoeda é um meio de troca, geralmente descentralizado, que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda.
O Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, foi criado em 2009 por um usuário que usou o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Desde então, muitas outras criptomoedas foram criadas. Mais recentemente, tem-se assistido a um fenômeno de explosão de inúmeros tokens que têm sido criados com base no protocolo do Ethereum, principalmente após a onda massiva de Ofertas Iniciais de Moedas (usualmente referida como ICO, do inglês Initial Coin Offering) que ocorreu em 2017.
Ou seja, pra resumir, o Nucoin será uma criptomoeda do Nubank, assim como o Bitcoin, só que não confunda, são “dinheiros” diferentes.
No mundo das criptomoedas, as definições de quatro termos podem gerar uma pequena confusão, por serem muito parecidas e por não serem um consenso: moedas digitais, criptomoedas, criptoativos e tokens.
Então, resumindo, o Nucoin é um token, porque ele dará direito a vantagens aos clientes que tiverem esse ativo na carteira. Porém, ele também pode ser chamado de criptomoeda, porque cada Nucoin tem o mesmo valor, não é consumido e não tem data de validade. Ou seja, eles apenas são trocados em transações.
Além disso, o Nucoin usa a tecnologia blockchain. O Nubank firmou uma parceria estratégica com a Polygon, uma das maiores empresas do setor no mundo, para desenvolver o Nucoin usando a Polygon Supernets, que é uma tecnologia blockchain fornecida pela Polygon. A ideia é usar a rede blockchain escalável, acessível, segura e sustentável da Polygon, além do suporte técnico, para desenvolver e expandir a moeda digital.
As soluções da Polygon tiveram ampla adoção em mais de 53 mil aplicativos, mais de 2,1 bilhões de transações totais processadas e em mais de 174,9 milhões de endereços de usuários únicos. A rede abriga alguns dos maiores projetos da web3, como Aave, Uniswap, OpenSea e empresas conhecidas, incluindo Meta, Stripe e Adobe. A Polygon é neutra em carbono e tem o objetivo de liderar o ecossistema web3 livre de carbono.