O WhatsApp, por mais que não pareça, é um aplicativo de conversas que tem o seu armazenamento completamente diferente de outros apps de comunicação, como Telegram, Skype e outras redes sociais, sendo o Instagram.
O armazenamento das conversas depende basicamente da realização frequente do backup, que falaremos mais pra frente como ativar e como ele funciona. Mas basicamente, seus chats ficam salvos em uma nuvem separada, que é o Google Drive.
Hoje em dia é muito comum que as trocas de aparelho aconteçam de forma mais comum, e isso deixa muitas dúvidas na cabeça de milhares de pessoas, como salvar seus contatos ou armazenar as conversas e mídias. Vamos conferir algumas informações.
Como falamos acima, o Whatsapp tem o seu armazenamento um pouco diferente de outros aplicativos, já que o mesmo guarda as suas mensagens no seu próprio aparelho, e não está diretamente associado ao seu número de telefone.
Pra descomplicar um pouco a sua mente, podemos dizer que a sua conta do whatsapp não tem nada a ver com o seu número de telefone, apesar de você usá-lo para logar. Mas se você perceber, é possível tirar o chip e colocar um outro com um novo número, que o seu perfil continuará funcionando normalmente.
Por conta disso, fique despreocupado, que você só perderá o acesso, se tentar utilizar o mesmo número em outro aparelho, ai sim você será desconectado do antigo. Contudo, se precisar fazer portabilidade ou ocasionar outra mudança no chip, suas conversas não serão apagadas.
Se você está trocando o chip, é preciso ir na opção “Mudar de número”, que está direto nas configurações. Caso você não faça essa etapa, o aparelho continuará com a sua conta antiga ativada.
O backup é um sistema de armazenamento em nuvem à parte, que no sistema operacional Android, o responsável por guardar as mensagens é o Google Drive, e no iOS Iphone, é o iCloud. Assim, quando você mudar de aparelho, ou número, consegue obter fácil acesso às suas conversas.
O backup deve ser feito com frequência, pois ele é a única forma de você conseguir ter acesso as suas mensagens, fotos e áudios do whatsapp. Por isso, é sempre importante que você apague seus dados e restaure para as configurações de fábrica quando precisar vender seu smartphone.
Entre nas configurações do whatsapp, toque em “conversas” e em seguida em “backup de conversas”. Após selecionar essas opções, ele irá te perguntar com qual frequência você deseja fazer o backup, selecione se quer semanalmente, mensalmente, diariamente, nunca ou em apenas quando você decidir fazer, depois disso, adicione sua conta do Google. Pronto! Agora ele está ativado e você não precisa mais se preocupar.
Existe um sistema de segurança no Whatsapp que protege a sua conta e as suas conversas. Atualmente, muitos golpes estão sendo aplicados e com isso, pessoas que agem de má fé, estão conseguindo ter acesso a todos os seus contatos e conversas pelo celular.
Esse sistema chama “Verificação em duas etapas” que está disponível na aba de configurações do seu Whatsapp. Ao clicar nessa opção, você precisará inserir um PIN de 6 dígitos e um e-mail válido, caso precise recuperar a senha.
Após validar, de forma esporádica ele poderá solicitar a senha para você ter acesso às suas conversas. Caso alguém tente te hackear, se essa pessoa não tiver o seu PIN, ela não conseguirá acessar a sua conta e os seus dados.
Agora que você já sabe proteger seus dados e também entendeu como faz para armazenar as conversas, tudo fica muito mais fácil de compreender. Podemos tirar algumas conclusões só pra relembrar a importância de um backup na nuvem.
Então se você instalar outro chip no celular, não removerá as suas conversas, pois o whatsapp está relacionado a sua conta e não diretamente ao seu número. Você pode ativar seu número em outro smartphone que não perderá suas mensagens.
Se você trocar de smartphone, só poderá recuperar suas conversas se tiver feito o backup ou no google drive ou no iCloud. É importante salientar que, se você mudar de sistema, não poderá recuperar as conversas, pois elas estarão em nuvens separadas. Sendo assim, se as mensagens forem muito importantes, é recomendado que utilize apps de armazenamento em conta, como o Telegram por exemplo.
É muito importante você restaurar para configurações e fábrica quando for vender algum smartphone, tanto as contas, quanto outros aplicativos do seu celular, senão, o próximo dono poderá recuperar o seu acesso, como mensagens, áudios e fotos do whatsapp por exemplo.
Então nunca se esqueça, de usar a opção no whatsapp “mudar de número”, pois mesmo que o whatsapp esteja desinstalado, ainda é possível que com algumas ferramentas específicas os dados sejam recuperados. Então a melhor maneira é a redefinição completa do sistema para que isso não aconteça.