Educação

Prova e redação: Quais temas podem cair no Enem 2021

O Enem 2021 deverá marcar o início da normalidade quanto a questões de mobilidade no Brasil e no Mundo, os possíveis temas da redação deste ano devem abordar as atualidades. As recentes crises que aconteceram e que estão por vir deverão estar presentes na prova deste ano, já que é esperado o conhecimento geral dos estudantes.
Publicado em Educação dia 15/11/2021 por Alan Corrêa

O Enem 2021 deverá marcar o início da normalidade quanto a questões de mobilidade no Brasil e no Mundo, os possíveis temas da redação deste ano devem abordar as atualidades.

As recentes crises que aconteceram e que estão por vir deverão estar presentes na prova deste ano, já que é esperado o conhecimento geral dos estudantes.

Pandemia e Covid-19

As questões relacionadas ao vírus responsável pela recente pandemia do mundo devem estar presentes nas questões da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

O confinamento mundial, chamado de lockdown, também deve ser abordado, tanto em como funcionou nas questões de saúde, quanto como o mundo deverá seguir a partir de agora, já que este método trará resultados que alteraram a nossa história.

Desigualdades sociais

A forma como a população encara o dia a dia varia de acordo com cada classe social, durante a recente crise as diferenças foram ainda mais declaradas.

É esperado que este assunto seja tema de análise sociocultural, além das questões financeiras.

Evasão Escolar

Este não é um assunto novo no Brasil, porém é algo que está cada vez mais evidência pois foi agravado com a pandemia.

O estudo “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância (Unicef), mostra que 1,38 milhão de estudantes com idades entre 6 e 17 anos abandonaram os estudos em 2020, o que representa 3,8% do total de jovens brasileiros em idade escolar.

Acesso aos alimentos

Esta pauta tem grande chance de aparecer nas provas deste ano, algo que também não é novidade é a falta de disponibilidade e acesso aos alimentos, porém, continua sendo um assunto atual.

Um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), mostrou que entre outubro e dezembro de 2020, mais de 116 milhões de pessoas conviveram com algum grau de insegurança alimentar.

Turismo espacial

A nova corrida espacial é em nome do turismo.

Desta vez não é uma corrida apenas entre governos, grandes nomes de empresas privadas estão empenhados em conseguir fazer o turismo espacial ser algo lucrativo, como é o caso dos bilionários Richard Branson e Jeff Bezos.

Baixar app do Enem no celular

Com o app instalado no seu smartphone você term em mãos o cronograma do Enem, mural de avisos, notícias, acompanhamento da inscrição, acompanhamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição e muito mais, tudo diretamente da tela do seu celular.

Fazer o download do aplicativo do Enem é rápido e gratuito, ele está disponível para quem usa Android na Play Store e para quem usa iPhone, o download está na App Store.

Vale lembrar que o app é para consultar informações de quem já fez a inscrição. Você só consegue fazer a inscrição no Enem pelo site enem.inep.gov.br/participante. Não é possível se inscrever pelo aplicativo.

As provas do Enem 2021 serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. A prova de redação será aplicada no primeiro dia. Ela é uma das grandes preocupações da maioria dos candidatos. A novidade deste ano é que as duas versões do Enem 2021 (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens iguais, aplicadas nas mesmas datas. Vale destacar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — devem se inscrever para o Enem 2021 impresso.

Para visualizar ou imprimir o cartão de confirmação, o participante precisa acessar o sistema do exame com login e a senha únicos do Governo Federal (gov.br). No documento, constam informações como data, local e horários da aplicação. Também são informados número de inscrição, opção de língua estrangeira selecionada, bem como tratamento por nome social e atendimento especializado, caso esses serviços tenham sido solicitados e aprovados. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o inscrito leve o cartão nos dias de aplicação.

O que levar

Neste ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

A lista de documentos aceitos está disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre eles estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. Lanches rápidos são uma boa pedida durante a prova.

Como se preparar para o Enem e vestibulares

Todas essas provas têm algo em comum, a ansiedade e as expectativas que geram nos candidatos. Por isso, a Agência Brasil reuniu dicas para quem está contando os minutos para os exames. As dicas foram adaptadas a partir de recomendações do Anglo Vestibulares, Sistema de Ensino pH, Colégio Anglo Chácara e UniCuritiba.

1. Conheça o formato e estilo da prova. É importante que o estudante faça simulados para saber como se comportar diante de diferentes situações. Por exemplo, quando o enunciado é grande ou quando precisa de mais tempo para entender uma pergunta e pensar em estratégias para resolver. Essas experiências vão acontecer no dia da prova.

2. Não vire a noite estudando ou passe a manhã da prova debruçado nos livros e apostilas. Descansar é necessário. Se você estiver cansado, terá dificuldades de concentração e sairá prejudicado na hora de resolver as questões da prova.

3. Fique atento ao ‘ritual’ dos vestibulares. Uma das partes mais importantes da realização dos exames é o momento que os antecede. Separar os documentos necessários, se alimentar e descansar bem e chegar com antecedência ao local da prova. Na teoria, essas ações podem parecer simples, mas muitas pessoas as subestimam ou esquecem de sua importância. O ideal é estar no local de prova com 1h de antecedência para evitar imprevistos e contratempos.

4. Evite estudar ou consumir conteúdos na internet no dia da prova – seja pelo computador ou celular. Amenize o cansaço mental e o desgaste visual antes do teste.

5. Antes da prova, faça uma refeição leve. Evite frituras ou condimentos que podem causar mal-estar. Durante o vestibular – assim como nos exames presenciais – tenha por perto um lanche e água. É importante se manter hidratado.

6. Administre o tempo de prova. É importante se planejar e ficar atento ao horário para conseguir responder todas as questões no prazo.

7. Durante o exame, faça pausas. Horas sem se alimentar, se hidratar ou descansar um pouco com toda certeza impactam negativamente no desempenho na prova. Pensando nisso, o candidato deve planejar o tempo visando pequenos descansos.

8. Se você estudou durante todo o ano, estará preparado para a prova. Confie nos seus conhecimentos. Mantenha o foco nos objetivos e acredite no seu potencial.

*Com informações da Agência Brasil, GoV.Br, e G1.