Quantos habitantes tem no Brasil 2022?

Como você já viu aqui no Techdoido, a população mundial está crescendo, apesar da recente crise, é estimado que a população global tenha passado das 7,9 bilhões de pessoas vivendo na Terra.
Publicado em Curiosidades dia 24/03/2022 por Alan Corrêa

Como você já viu aqui no Techdoido, a população mundial está crescendo (se ainda não viu, veja quantas pessoas tem no mundo), apesar da recente crise, é estimado que a população global tenha passado das 7,9 bilhões de pessoas vivendo na Terra.

É muita gente, mas e no nosso querido país, você tem ideia de qual é o número da população no Brasil em 2022?

População Brasil 2022?

O Rio Grande do Sul tem uma população de mais de 11 milhões de pessoas.
O Rio Grande do Sul tem uma população de mais de 11 milhões de pessoas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no momento da publicação desta matéria, a projeção da população do Brasil é de 214.388.866 pessoas.

Isso significa que em nosso vasto país sul-americano, estende-se da Bacia Amazônica, no norte, até os vinhedos e as gigantescas Cataratas do Iguaçu, no sul, abriga mais de 214 milhões de habitantes.

O instituto ainda traz mais curiosidades como a projeção para o estado de São Paulo que chega a quase 47 milhões de pessoas, o Rio de Janeiro por sua vez passa dos 17 milhões de habitantes, já o Acre tem pouco mais de 915 mil pessoas.

Segundo a Agência IBGE, a população do país deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060.

Em 2060, um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos. Nesse mesmo ano, o país teria 67,2 indivíduos com menos de 15 e acima dos 65 anos para cada grupo de 100 pessoas em idade de trabalhar (15 a 64 anos).

População do mundo 2022?

Desde as primeiras tentativas de se contar quantas pessoas existem no mundo lá no fim da grande fome de 1315-1317, a população mundial continua a crescer.

Uma alta no crescimento populacional (de 1,8%) foi reportada entre 1955 e 1975, chegando a 2,06% entre 1965 e 1970. Este crescimento caiu para 1,18% entre 2010 e 2015; e é projetado que chegue a apenas 0,13% no ano de 2100.

Em 2022 a contagem da população mundial já passou dos 7,8 bilhões de habitantes, de acordo com dados do portal WorldO’meter (veja o infográfico).

O número de nascimentos anuais chegou a um dos seus ápices na década de 1980, com mais de 139 milhões de nascimentos.

Estima-se que 3,5 bilhões de pessoas vivem em centros urbanos. Relatórios da ONU (Organização das Nações Unidas) indicam que o crescimento da população deve continuar em um bom ritmo pelos próximos anos.

Censo Demográfico 2022 vai mostrar o retrato atualizado do Brasil

O Censo é a única investigação domiciliar que vai casa a casa, que cobre todos os municípios do país. E, no caso da população, que cobre todos os domicílios de todos os municípios. Então, o Censo é uma oportunidade única. Geralmente ele ocorre decenalmente, porque ele dá esse retrato estrutural que é uma âncora para o planejamento.
O Censo é a única investigação domiciliar que vai casa a casa, que cobre todos os municípios do país. E, no caso da população, que cobre todos os domicílios de todos os municípios. Então, o Censo é uma oportunidade única. Geralmente ele ocorre decenalmente, porque ele dá esse retrato estrutural que é uma âncora para o planejamento.

Apartir de agosto, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) vão visitar os domicílios dos 5.570 municípios brasileiros coletando dados para o Censo Demográfico 2022, que vai mostrar o retrato atual do país. Saber quantos brasileiros são, como vivem e obter informações para auxiliar na formulação de políticas públicas são funções do Censo, uma pesquisa socioeconômica completa.

Os recenseadores vão visitar cerca de 78 milhões de domicílios para fazer perguntas sobre temas como as características dos domicílios, núcleo familiar, religião, nível de escolaridade, trabalho e rendimento. Eles estarão identificados com uniforme e crachá e cumprirão os protocolos sanitários impostos pela Covid-19. O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, informou que a coleta de dados deve começar em agosto e explicou em detalhes como será a pesquisa em 2022.

*Com informações da ONU e IBGE, Agência IBGE e Gov.BR.